segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Quais são as condições para contratar o seguro fiança locatícia?

Cada seguradora tem critérios próprios de avaliação, mas como o seguro fiança envolve concessão de crédito, o cadastro do locatário e sua renda são fatores preponderantes. 

Geralmente, se o nome do locatário constar em algum cadastro de inadimplentes a contratação fica mais difícil, podendo haver recusa ou prêmio mais caro, devido a esse agravante. O cadastro também verifica se há antecedentes criminais. Além disso, é comum a exigência de comprovação de renda três vezes superior ao valor do aluguel. 

Caso a renda não seja suficiente, as seguradoras costumam aceitar a composição com até duas pessoas que venham a ocupar o imóvel, ou ainda com outra pessoa ou familiar que não vá morar ou dividir o imóvel com o locatário. 

No caso de locações comerciais, além da empresa, e havendo sócios, estes poderão ser locatários solidários. Pagamento do aluguel e encargos em dia pode significar descontos na renovação do seguro. As seguradoras, em geral, oferecem um tipo de bonificação para os bons pagadores. 

A boa convivência com os locatários se traduz também em alguns mimos. A contratação da cobertura básica do aluguel mais outras garantias adicionais costumam ser acompanhadas da oferta de serviços gratuitos de, por exemplo, chaveiro, bombeiro, eletricista, gasista, vidraceiro, etc. Em alguns municípios, o inquilino pode ter descontos com empresas de mudança. 

Fonte: Tudo Sobre Seguros

Leia também: