Geralmente, se o nome do locatário constar em algum cadastro de inadimplentes a contratação fica mais difícil, podendo haver recusa ou prêmio mais caro, devido a esse agravante. O cadastro também verifica se há antecedentes criminais. Além disso, é comum a exigência de comprovação de renda três vezes superior ao valor do aluguel.
Caso a renda não seja suficiente, as seguradoras costumam aceitar a composição com até duas pessoas que venham a ocupar o imóvel, ou ainda com outra pessoa ou familiar que não vá morar ou dividir o imóvel com o locatário.
No caso de locações comerciais, além da empresa, e havendo sócios, estes poderão ser locatários solidários. Pagamento do aluguel e encargos em dia pode significar descontos na renovação do seguro. As seguradoras, em geral, oferecem um tipo de bonificação para os bons pagadores.
A boa convivência com os locatários se traduz também em alguns mimos. A contratação da cobertura básica do aluguel mais outras garantias adicionais costumam ser acompanhadas da oferta de serviços gratuitos de, por exemplo, chaveiro, bombeiro, eletricista, gasista, vidraceiro, etc. Em alguns municípios, o inquilino pode ter descontos com empresas de mudança.
Fonte: Tudo Sobre Seguros
Leia também:
- Quais são os documentos que o candidato a locatário deve apresentar?
- Como o seguro fiança locatícia paga o aluguel atrasado?