sábado, 24 de agosto de 2013

Conheça técnicas para transformar um espaço em dois ou mais ambientes

Delimitar os espaços ainda é muito importante para harmonizar a decoração, organizar e conferir mais funcionalidade para cada cômodo

A integração de ambientes virou moda. Principalmente em imóveis pequenos, nos quais a necessidade de ampliação acaba virando prioridade. Mesmo com essa tendência, delimitar os espaços ainda é muito importante para harmonizar a decoração, organizar e conferir mais funcionalidade para cada cômodo.


Quem possui uma sala grande, por exemplo, pode criar uma sala de jantar, de estar e de televisão. A divisão pode ser feita com móveis ou iluminação (Fotos: Divulgação)

Há várias formas para dividir sem, necessariamente, inserir uma parede no meio. Para quem deseja, por exemplo, delimitar bem o espaço das salas de jantar e de estar a dica da arquiteta Laurimar Coelho é investir em móveis.
“A vantagem do móvel está no fato de ter uma utilidade”, explica. Nele é possível, além de guardar objetos, colocar uma televisão que pode ser visualizada nos dois ambientes. Basta investir em um suporte tubular giratório
Se a ideia é uma cozinha americana completamente integrada à sala, a dica é fazer a separação utilizando um desenho no piso delimitando o ambiente. Essa opção também vale para outros locais da casa.
Os vidros são bem-vindos, porém, dependendo da área a ser isolada, o custo pode ser alto. “Sem falar que nesse caso o vidro deve ter alta resistência para evitar acidentes”, adverte Laurimar.
Os vidros são bem-vindos, porém, dependendo da área a ser isolada, o custo pode ser alto
Transformar e dividir um espaço em três ambientes segue a mesma lógica. Quem possui uma sala grande, por exemplo, pode criar uma sala de jantar, de estar e de televisão. A divisão, de acordo com o arquiteto Augdan de Oliveira Leite, pode ser feita com móveis ou iluminação.
Para separar a sala de estar e a de televisão, pode-se usar duas poltronas, ou um aparador. A delimitação desses dois ambientes fica ainda mais completa utilizando duas luminárias de teto e pendentes nos dois lados do sofá.
“Portas de correr em madeira e vidro também são interessantes para transformar a sala de televisão em quarto de hóspede quando for preciso ou se houver necessidade de privacidade”, comenta Leite.
Outra ideia é uma cozinha americana completamente integrada à sala
Para separar esses dois ambientes da sala de jantar, a dica do arquiteto é delimitar os espaços no teto. Basta rebaixar o teto das salas de estar e de televisão com gesso e manter o da sala de jantar no formato original, investindo apenas em um lustre pendente que harmonize com a decoração.
Para quem mora em loft e deseja fazer uma separação moderna e elegante do quarto para a sala, o arquiteto aconselha investir em portas de correr em madeira com vidro, que podem ser fechadas e abertas conforme a necessidade.
Persianas também estão em alta, com a vantagem de serem recolhidas até o teto. Guarda-roupas ou armários cujo fundo tenha a função de uma parede também são uma boa pedida para esses casos.
Fonte: Zap
Veja: