quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Uma piscina dentro de casa


 Poder nadar na piscina e assistir à televisão do home-theater ao mesmo tempo. Esse desejo peculiar do cliente foi o ponto de partida para o projeto arquitetônico elaborado por Gil Carlos de Camillo para essa residência em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Após intensos estudos em relação ao conforto térmico e à incidência solar sobre o terreno, o arquiteto conseguiu inserir a piscina no centro da planta, construindo todos os outros ambientes da casa ao redor desse elemento.

Do hall social à área de lazer, todas as linhas visuais da obra conduzem ao recorte em forma de raia e suas águas em tom azul claro. A construção se desenvolve a partir de um único bloco, com espaços internos e externos que se relacionam e alternam, complementados por estruturas de concreto, como pérgolas e lajes em balanço. Além de criar uma composição interessante, esses detalhes ainda protegem os cômodos do sol em excesso, dos ventos fortes e da chuva.

Painéis e recortes de vidro em posições estratégicas revelam a paisagem ao redor e ainda permitem que a luminosidade natural se espalhe por entre os corredores e salas. A decoração aposta nos tons neutros e nos móveis confortáveis, mesclando acabamentos como tecido, madeira e fibras sintéticas.



Poltrona Hampton

Fonte: Casa de Valentina
Veja também: 
Que tal uma piscina que se integra a sua sala e fica escondida sob o solo, só aparecendo quando você desejar? 
Veja o vídeo