quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Trabalhar e morar no mesmo lugar: um projeto multiúso

O marido tem um mercado na entrada, e a esposa, um escritório de design em cima. Quando não estão na escola, os filhos ficam entre um andar e outro – comem na cozinha lá atrás, no térreo, estudam no quarto de brinquedos, acima, e andam de bicicleta ao redor da construção de 150 m². “Precisávamos de um lugar multiúso e todo conectado para não perder de vista as crianças enquanto trabalhamos”, diz a proprietária. Assim, os ambientes são abertos, mesmo que mantenham alguma privacidade. “Aproveitei o desnível do terreno para criar patamares: são integrados visualmente, mas, ao mesmo tempo, deixam claro o limite para os clientes”, explica o arquiteto Thiago Passos, autor da obra. No final do dia, a família volta junta para casa, na mesma rua.
Com estrutura metálica e paredes de tijolo à vista tingido, a construção tem jeito de casa. À frente, piso de placas de cimento drenantes da Braston.


De seu escritório, a proprietária enxerga o mercadinho lá embaixo. Mesa e cadeiras de Fernando Jaeger e luminárias da NUD Collection.

Confira: 7 boas ideias de escritórios em casa


A cobertura é de telhas metálicas aparentes do tipo sanduíche (com miolo isolante térmico). Na área da loja, o pé-direito chega a 6 m.


Como almoça todos os dias na casa, a família precisou de uma cozinha equipada (armários da Todeschini). Piso de concreto usinado, cadeiras da Benedixt e da Tok Stok (amarela).

Fonte: casa.abril

Veja também:
Seis escadas de design arrojado e variados materiais


Fachadas: 9 casas para se inspirar