quarta-feira, 4 de setembro de 2013

As 10 cidades mais "valiosas" do Brasil

Se cidades fossem marcas, quanto elas valeriam? A empresa de gestão de marcas, Superbrands do Brasil, calculou os valores das 'marcas-cidades' do País. Liderando o ranking, a 'marca' São Paulo tem um valor estimado em R$ 233,5 bilhões.

A capital paulista é seguida pela cidade do Rio de Janeiro, com marca avaliada em R$ 88,2 bilhões. O estudo levou em consideração 18.100 entrevistas com a população das cidades, associado a dados econômicos e sociodemográficos obtidos junto aos órgãos IBGE e IPEA.

O sócio-diretor da Superbrands no Brasil, Gilson Nunes, explica que a pesquisa avaliou indicadores que estabelecem o índice de força das marcas das cidades, em aspectos como reputação, admiração, gestão, comunicação, governança, segurança, limpeza, transporte e responsabilidade socioambiental, entre outros.

"São Paulo, a primeira do ranking, é vista como a melhor cidade para se fazer negócios e trabalhar, mas apresenta queda vertiginosa quando o assunto é transporte; já o Rio de Janeiro, em segundo lugar, é reconhecido em alto grau pela população por sua forte vocação turística, mas tem problemas de imagem em itens como segurança e saúde", exemplifica Nunes.

Além disso, megaeventos, como Copa do Mundo e Olimpíada, podem aumentar o valor da 'marca-cidade'.  "Por exemplo, a Olimpíada de 2012 foi fundamental para a valoração da marca Londres, onde vimos R$ 9,4 bilhões investidos no desenvolvimento dos Esportes pelo Comitê Olímpico Internacional", completa o executivo.

Confira abaixo a lista das 10 ‘marcas-cidades’ mais valiosas do Brasil:

(Fonte: Infomoney)


Salvador


10º Marca-cidade: Salvador
Força da marca (de 0 a 100): 36
Valor da marca em reais: 15,6 bilhões













Fortaleza

9º Marca-cidade: Fortaleza 
Força da marca: 42
Valor da marca em reais: 16,5 bilhões











Campinas


8º Marca-cidade: Campinas 
Força da marca: 44
Valor da marca em reais: 16,6 bilhões   








Porto Alegre


7º Marca-cidade: Porto Alegre 
Força da marca: 54
Valor da marca em reais: 20,8 bilhões












Manaus


6º Marca-cidade: Manaus
Força da marca: 37
Valor da marca em reais: 20,9 bilhões   










Belo Horizonte



5º Marca-cidade: Belo Horizonte 
Força da marca: 51
Valor da marca em reais: 24,6 bilhões











Curitiba


4º Marca-cidade: Curitiba
Força da marca: 56
Valor da marca em reais: 26 bilhões












Brasília


3
º Marca-cidade: Curitiba
Força da marca: 56
Valor da marca em reais: 26 bilhões











Rio de Janeiro


2º Marca-cidade: Rio de Janeiro 
Força da marca: 48
Valor da marca em reais: 88,2 bilhões










São Paulo


1º Marca-cidade: São Paulo    
Força da marca: 67
Valor da marca em reais: 233,5 bilhões









Fonte: Yahoo

Leia Também: