Se cidades fossem marcas, quanto elas valeriam? A empresa de gestão de marcas, Superbrands do Brasil, calculou os valores das 'marcas-cidades' do País. Liderando o ranking, a 'marca' São Paulo tem um valor estimado em R$ 233,5 bilhões.
A capital paulista é seguida pela cidade do Rio de Janeiro, com marca avaliada em R$ 88,2 bilhões. O estudo levou em consideração 18.100 entrevistas com a população das cidades, associado a dados econômicos e sociodemográficos obtidos junto aos órgãos IBGE e IPEA.
O sócio-diretor da Superbrands no Brasil, Gilson Nunes, explica que a pesquisa avaliou indicadores que estabelecem o índice de força das marcas das cidades, em aspectos como reputação, admiração, gestão, comunicação, governança, segurança, limpeza, transporte e responsabilidade socioambiental, entre outros.
"São Paulo, a primeira do ranking, é vista como a melhor cidade para se fazer negócios e trabalhar, mas apresenta queda vertiginosa quando o assunto é transporte; já o Rio de Janeiro, em segundo lugar, é reconhecido em alto grau pela população por sua forte vocação turística, mas tem problemas de imagem em itens como segurança e saúde", exemplifica Nunes.
Além disso, megaeventos, como Copa do Mundo e Olimpíada, podem aumentar o valor da 'marca-cidade'. "Por exemplo, a Olimpíada de 2012 foi fundamental para a valoração da marca Londres, onde vimos R$ 9,4 bilhões investidos no desenvolvimento dos Esportes pelo Comitê Olímpico Internacional", completa o executivo.
Confira abaixo a lista das 10 ‘marcas-cidades’ mais valiosas do Brasil:
(Fonte: Infomoney)
Valor da marca em reais: 16,5 bilhões
Força da marca: 56
Valor da marca em reais: 26 bilhões
Valor da marca em reais: 26 bilhões
Fonte: Yahoo
Leia Também: