quarta-feira, 11 de setembro de 2013

10 Grandes nomes da arquitetura


10 Grandes nomes da arquitetura
O papel que a arquitetura desempenha em nossa vida hoje é imenso – somos rodeados por seus encantos. De uma simples idéia para uma casa bacana a um universo de maravilhas de tirar o fôlego, edifícios históricos e emblemáticos que reconhecemos imediatamente.
Aqui estão listados os 10 grandes arquitetos da história.
1. Frank Gehry (nascido em 28/02/1929)
2. Frank Lloyd Wright (nascido em 08/06/1867)
3. Ieoh Ming Pei – I.M. Pei (nascido em 26/04/1917)
4. Zaha Hadid (nascida em 31/10/1950)
5. Philip Johnson (nascido em 1906/08/07)
6. Tom Wright (nascido em 18/09/1957)
7. Ludwig Mies van der Rohe (nascido em 27/03/1886)
8. Renzo Piano (nascido em 14/09/1937)
9. Jean Nouvel (nascido em 12/08/1945)
10. Moshe Safdie (nascido em 14/07/1938)

 1. Frank Gehry (nascido em 28/02/1929)
As obras de Gehry são inconfundíveis e possuem expressão marcante e inovadora na arquitetura do entorno. Suas formas desconstrutivistas chamam a atenção e reunem-se turistas em todos os seus edifícios no mundo todo para se maravilhar com suas criações. Nomeado pela Vanity Fair como “o mais importante arquiteto de nossa era”, ele definiu a precedência para a arquitetura contemporânea. Sua capacidade de criar espaços que manipulam formas e superfícies é seus feitos mais notáveis e que todos nós amamos as utilizações únicas de materiais que quase desafiam toda a lógica de como eles funcionam juntos.
Seus projetos mais notáveis incluem: The Walt Disney Concert Hall em Los Angeles, o Museu Guggenheim em Bilbao, Der Neue Zollhof em Düsseldorf e o Marqués de Riscal Hotel Vineyard em Elciego.

2. Frank Lloyd Wright (nascido em 08/06/1867)
Alguns consideram Frank Lloyd Wright o maior arquiteto de todos os tempos. Sempre atuou à frente do seu tempo em sua forma e métodos de construção, sendo que nunca foi a uma escola de arquitetura formal. Sua formação humilde americana, levou-o a aprender com Louis Sullivan – outra lenda na arquitetura, conhecido por suas construções de estilo e influências orgânicas.
Seus projetos mais notáveis incluem: O Museu Guggenheim em New York City, New York, Fallingwater Residência em Mill Run, Pensilvânia, Arizona State University Auditório Gammage & Taliesin West – casa de Wright eo estúdio em Scottsdale, Arizona.
3. Ieoh Ming Pei – I.M. Pei (nascido em 26/04/1917)
Arquiteto nascido na China, foi estudar arquitetura nos Estados Unidos ainda adolescente e mais tarde se tornou um dos maiores arquitetos da arquitetura moderna. Quase 80 anos depois o trabalho IM Pei pode ser visto em todo o mundo e são conhecidos por seu uso exclusivo das formas geométricas e incorporando influências chinesas em seu trabalho. Seu Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica em Colorado encarna ícones Pei formas geométricas e na unidade com os elementos naturais em seu entorno. Pei graças de trabalho alguns do governo de maior prestígio e sites aclamados em todo o mundo.
Seus projetos mais profundos incluem: John F. Kennedy Presidential Library and Museum, em Boston, The National Gallery of Art, em Washington DC, Le Grand Louvre (Pirâmide), em Paris, The Bank of China Tower em Hong Kong e do Museu de Arte Islâmica em Doha.
4. Zaha Hadid (nascida em 31/10/1950)
Primeira arquiteta a ganhar o Pritzker Architecture Prize foi Zaha Hadid. Nascida no Iraque Hadid passou a ganhar este prêmio, muitas vezes chamado de “Prêmio Nobel da Paz de arquitetura”. As formas de Hadid são caracterizadas como futurista, não convencional, ousadas e artísticas. Muitos de seus projetos nunca foram construídos e ela ainda foi classificada na lista da Forbes no 69th mulheres mais poderosas de 2008.
Seus projetos mais notáveis são: MAXXI – Museu Nacional das Artes do século 21 o Pavilhão Ponte em Zaragoza, Bergisel Ski Jump em Innsbruck, Ciência Phaeno Centro e da Opera House, em Guangzhou e seu escritório projetou para as Olimpíadas de 2012 em Londres.
5. Philip Johnson (nascido em 1906/08/07)
Conhecido como o arquiteto americano que fundou o Departamento de Arquitetura e Design, no Museu de Arte Moderna de Nova York, obras arquitetônicas de Johnson são facilmente identificáveis. Sua casa de vidro, em Connecticut, é uma das residências mais familiarizados com os seus interiores mínimas e vistas amplas de vidro eram apenas um exemplo de seu uso do material. Seu uso surpreendente de vidro, aço e mais tarde tornou-se cristalina, ganhando renome mundial. A Catedral de Cristal, na Califórnia, parece ter saído de um conto de fadas de uma criança é importante representante do pensamento avançado em arquitetura que caracteriza Minimalismo e o Pop-Art.
6. Tom Wright (nascido em 18/09/1957)
Seria possível se tornar um dos maiores arquitetos modernos do nosso tempo se você está apenas conhecido por um edifício? Quando o prédio é o hotel mais reconhecível em Dubai, sim. Arquitecto britânico, Tom Wright é responsável pelo Burj Al Arab, em Dubai. Aclamado por suas luxuosas amenidades como um hotel e também um dos edifícios mais reconhecidos na arquitetura moderna. Registou com o mais alto átrio do mundo, e equipado com o seu próprio bloco de helicóptero e quadra de tênis mais alto no topo, Tom Wright definitivamente merece entrar na lista dos grandes arquitetos modernos.
7. Ludwig Mies van der Rohe (nascido em 27/03/1886)
Comumente referido como “Mies”, o arquiteto germano-americano é chamado de um dos pioneiros da arquitetura moderna juntamente com Le Corbusier e Walter Gropius. Mies foi conhecido por seu minimalista e “menos é mais” abordagem para a arquitetura e sua visão de futuro do uso de placa de vidro e aço estrutural para dividir espaços interiores é uma de suas características mais notáveis na arquitetura. Seus conceitos inovadores de piso plano aberto foram primeiro pensados por Van der Rohe e muitos de seus conceitos de interior e estilos de móveis são amplamente utilizados na arquitetura de hoje e interiores.
8. Renzo Piano (nascido em 14/09/1937)
Nouvel é um arquiteto francês, que já ganhou vários prêmios e homenagens ao longo dos anos para seus projetos, incluindo o Prêmio Prtizker em 2008. Fama mais aclamado Nouvel veio de ganhar o concurso para o Instituto do Mundo Árabe em Paris, que lhe trouxe fama internacional. Lentes mecânicas na parede sul abrir e fechar automaticamente e são uma reminiscência de treliça árabe. Os dispositivos de controlo de iluminação interior automaticamente a partir de níveis de luz exteriores. Trabalho de Nouvel é conhecido mundialmente e seu uso de conceitos inovadores de arquitectura o distinguem de muitos arquitetos modernos hoje.
Projetos de Nouvel de nota incluem: Instituto do Mundo Árabe em Paris, Denstu Edifício em Tóquio, Ziaty Andel em Praga, e Gasometer Um em Viena e Les Grandes Tables de Seguin Island, em Paris.
9. Jean Nouvel (nascido em 12/08/1945)
Nouvel é um arquiteto francês nascido que já ganhou vários prêmios e homenagens ao longo dos anos para seus projetos, incluindo o Prêmio Prtizker em 2008. Fama mais aclamado Nouvel veio de ganhar o concurso para o Instituto do Mundo Árabe em Paris, que lhe trouxe fama internacional. Lentes mecânicas na parede sul abrir e fechar automaticamente e são uma reminiscência de treliça árabe. Os dispositivos de controlo de iluminação interior automaticamente a partir de níveis de luz exteriores. Trabalho de Nouvel é conhecido mundialmente e seu uso de conceitos inovadores de arquitectura o distinguem de muitos arquitetos modernos hoje.
Projetos de Nouvel de nota incluem: Instituto do Mundo Árabe em Paris, Denstu Edifício em Tóquio, Ziaty Andel em Praga, e Gasometer Um em Viena e Les Grandes Tables de Seguin Island, em Paris.
10. Moshe Safdie (nascido em 14/07/1938)
Safdie é outro produto da aprendizagem Louis Kahn, conduzindo carreira notável na arquitetura moderna. Originalmente de Haifa, Safdie é conhecido por seu 1967 International & Universal Exposition – Exposição 67, que era principal comemoração do Canadá durante o ano do centenário, e foi considerado uma conquista notável cultural. Safdie foi condecorado com muito reconhecimento de que a Medalha de Ouro, do Instituto Real Architectural do Canadá está entre os melhores.
Fonte: Polski
Veja também: