quinta-feira, 4 de julho de 2013

Vale a pena comprar um imóvel para alugar?

Depois do boom do mercado imobiliário brasileiro, as perspectivas são de estabilização dos preços. Descubra se esse investimento ainda compensa


O brasileiro, quando ousa se arriscar no território dos investimentos, é um conservador. Disso não restam dúvidas. Além da poupança, que lidera disparadamente nossa preferência de aplicações financeiras, uma outra estratégia popular é a compra de imóveis para alugar. Em 2012, o número de imóveis alugados no Estado de São Paulo aumentou 9,22%, de acordo com o CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis).

Leia também:


Mas será que esse tipo de investimento ainda vale a pena? O consenso de especialistas é de que as perspectivas atuais para o mercado imobiliário são de estabilização de preços, após a forte valorização dos últimos anos. "Não existe lucro perpétuo, ou seja, um investimento que sempre cresça e dê lucro", alerta o planejador financeiro pessoal e familiar, Guilherme Azevedo.
O Yahoo! procurou alguns profissionais da área de Finanças para comentar os pontos fortes e fracos da estratégia de investir em imóveis para embolsar a renda dos aluguéis. Confira as opiniões deles e esclareça suas dúvidas sobre esse tipo de investimento:
Quais as principais vantagens?
- Acumular patrimônio;
- Ter o aluguel como um complemento de renda;
- Repassar alguns custos de manutenção do imóvel (condomínio, água, luz, IPTU) ao inquilino.
Quais as principais desvantagens?
- O rendimento com os aluguéis tem sido inferior ao de outros investimentos em renda fixa, como bem alerta o sócio da ZR Consultoria Econômica e Financeira, José Rubens Alvarez;
- Baixa liquidez (não é do dia para a noite que você consegue vender um imóvel no caso de uma emergência);
- Depois da forte onda recente de valorização dos imóveis, as pespectivas são de estabilização dos preços e, consequentemente, do preço dos aluguéis.
DICA DO ESPECIALISTA: o planejador financeiro do site GuiaBolso.com.br Luiz Krempel recomenda estruturar uma reserva de emergência antes de se começar a investir em um imóvel para alugar. Especialistas recomendam que essa reserva seja de três a seis salários aplicados na poupança, uma opção de investimento segura e de alta liquidez (você pode tirar o dinheiro na hora que quiser).
Quais os principais custos?
- Corretagem à imobiliária na hora da compra do imóvel (até 6% do valor);
- Escritura e registro em cartório;
- IPTU e condomínio nos períodos de vacância entre um inquilino e outro;
- Imposto de Renda de até 27,5% sobre o valor recebido do aluguel.
Quais os principais riscos?
O educador financeiro Mauro Calil, da Academia do Dinheiro, destaca três riscos principais:
1. Desvalorização da área/bairro;
2. Períodos de vacância entre um inquilino e outro; e
3. Inadimplência dos inquilinos tanto do aluguel, quanto das contas do imóvel.
DICA nº 1 DO ESPECIALISTA: Guilherme Azevedo acrescenta também o risco de oportunidade, muitas vezes despercebido pelos investidores iniciantes. Toda vez que você escolhe um tipo de investimento, automaticamente está anulando as outras possibilidades, já que o dinheiro é um só. E essas outras possibilidades muitas vezes podem ser mais atrativas e rentáveis.
DICA nº 2 DO ESPECIALISTA: para ajudar a minimizar esses riscos, o planejador financeiro daWG Finanças Pessoais Lucas Radd recomenda a regra básica para qualquer carteira de investimentos: a diversificação. Ele pondera que a exposição a um único mercado sempre é muito arriscada, assim é prudente dividir os investimentos em vários tipos (poupança, imóveis, fundos, renda fixa, ações). Quando um vai mal, o outro compensa ou, pelo menos, ameniza os prejuízos.
Afinal, vale ou não a pena comprar um imóvel para alugar?
O educador financeiro Mauro Calil acredita que essa opção de investimento é recomendada para quem é altamente capitalizado e não precisa de liquidez, ou seja: pode esperar para ver o investimento maturar. Conforme já vimos, as expectativas são de que os preços dos imóveis comecem a se estabilizar e eventuais ganhos daqui para frente devem ser esperados somente para o médio e longo prazo.
DICA nº 3 DO ESPECIALISTA: O planejador financeiro Lucas Radd avalia que o investidor não deve depender do aluguel para pagar a parcela do financiamento do imóvel e muito menos para se sustentar. Para o especialista, esse tipo de investimento deve ser encarado sempre como um complemento de renda.
Você me convenceu. Qual o melhor tipo de imóvel para comprar para alugar?
A maior parte dos especialistas consultados, recomenda as seguintes características:
- Imóvel novo ou em bom estado;
- Um ou, no máximo, dois quartos;
- Proximidade de pontos de comércio e transporte coletivo;
- Com garagem.
DICA nº 4 DO ESPECIALISTA: Quando o objetivo é alugar, o planejador financeiro Guilherme Azevedo avalia que vale mais a pena comprar mais de um imóvel popular do que investir um valor elevado em uma casa ou apartamento de alto padrão. Pequenas salas comerciais também podem ser uma ótima pedida!
Desisti. Tem outro jeito de investir no mercado imobiliário?
Tem, claro, explica o diretor da Alvo Money Assessoria Financeira, Leandro S. Nolla. Para ele, uma opção bastante versátil são os fundos de investimento imobiliário, preferencialmente com aplicações em grandes empreendimentos.
Fonte: Yahoo Brasil