sexta-feira, 12 de julho de 2013

Nova norma para a construção civil pode reduzir reclamações por barulho

Os moradores não poderão ouvir os ruídos de passos no andar superior e não devem escutar quando outro morador acionar a descarga do banheiro.


Uma nova norma para a construção civil pode reduzir as reclamações por causa do barulho dos vizinhos. As regras entram em vigor no dia 19 de julho deste ano.


O barulho de gente andando vem do apartamento de cima. O som da descarga também. Os livros de reclamações dos condomínios registram que, de um modo geral, a principal preocupação dos moradores é o barulho provocado pelos vizinhos.
“Comparando com as construções mais antigas, utilizava-se antigamente tijolo maciço. Hoje não. Existe uma diversidade de materiais mais leves, que não produzem uma acústica boa nos prédios”, afirma o subsíndico Marcelo Vieira.
Leia Também:
As novas regras da construção civil prometem melhorar a vida nos condomínios e diminuir o número de decibéis. Entre as paredes de apartamentos vizinhos, o isolamento deve ser reduzido em 45 decibéis. Isso quer dizer que a pessoa não pode entender o que o morador ao lado fala. Os moradores de um apartamento não poderão ouvir os ruídos de passos no andar superior e não devem escutar quando outro morador acionar a descarga do banheiro.

“Ela vem trazer índices de desempenho da construção. Isso vai envolver uma série de itens: parte estrutural, conforto térmico, instalações sanitárias e inclusive a parte de acústica. É uma norma que age em um item que hoje em dia não é levado em consideração”, afirma o professor da Coppe da UFRJ Fernando Castro Pinto.
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção acredita que as novas normas vão deixar o comprador mais atento. “Entendo que daqui pouco tempo quem vai comprar um imóvel vai exigir um imóvel dentro da norma de desempenho. Ou seja, que ele não vai escutar o barulho do seu vizinho de cima na hora que acorda muito cedo, que o sapato de salto bateu no piso”, ressalta José Carlos Martins.
Lançamentos Imobiliários