quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Arquitetura dançante

Dancing House 

Envidraçado, retorcido e rodeado de histórias, projeto é inspirado nos astros Ginger Rogers e Fred Astaire




 Veja Mais: 
OS 15 PRÉDIOS MAIS DIFERENTES DO MUNDO

- Top 5: Casas de Vidro




 Erguida em 1996, a Casa Dançante (Dancing House) é formada por uma torre retorcida de vidro que se encaixa em um edifício de concreto, como se estivesse dançando com ele. O projeto foi concebido pelos arquitetos Frank Gehry e Vladimir Milunic para se converter em um novo ícone da cidade de Praga. O budget repassado aos arquitetos pelo banco ING, que encomendou o projeto, foi praticamente ilimitado. A ideia era trazer à tona uma arquitetura inovadora, norteada por irrestrita liberdade criativa e artística.
Inspirado na imortal dupla de dançarinos que fez história no cinema mundial, Ginger Rogers e Fred Astaire,  o conceito do projeto orientou a criação de dois volumes que se abraçam em movimento, um amparado pelo outro. A torre maior, retorcida, é formada por uma pele de vidrosimples, transparente, suportada por pilares curvos que conduzem o movimento ondulado. Os vidros instalados foram temperados, para que pudessem ser perfurados para fixação. As ancoragens foram fixadas na estrutura de aço do edifício e a instalação dispensou o uso de selantes nas juntas. Para garantir a forma orgânica e a sensação de movimento curvilíneo do edifício, cada peça de vidro demandou um formato diferente de moldura.

Também conhecido como Fred e Ginger, o Dancing House ocupa uma área de mais de 5,4 mil m², na qual abriga escritórios, coffee shops e um restaurante com vista panorâmica no último andar, o único aberto ao público.
Fonte: Videoimpresso
Veja também:
Uma casa realmente incrível


    Projeto nas Maldivas

Projeto nas Maldivas