sábado, 22 de março de 2014

ILUSÃO DE ÓTICA

Há muitos jeitos de fazer com que poucos metros se multipliquem. Integrar os ambientes é um deles. Mas esta opção pode ser cara e trabalhosa. Pensando nisso, exploramos alguns truques de ilusão de ótica para atingir a amplitude com mais facilidade. Basta investir nos revestimentos. Com uma bela camada de tinta, a substituição do piso ou estampas incríveis na parede, você pode conseguir efeitos impressionantes. Veja seis ideias:
 (Foto: Marcelo Magnani/Casa e Jardim)Fundo falso
Ao entrar pela porta, todos os olhares são para o painel fotográfico. Ninguém acredita que a largura do ambiente é de apenas 3 metros. O desenho de floresta dá a impressão de que a sala continua mata adentro. “Por conta do fundo escuro, ele aumenta a sensação de profundidade”, diz o arquiteto Mauricio Arruda. “Uma vez que a metragem era reduzida, decidi imprimir o máximo de personalidade. Tudo é tão interessante que você se esquece da falta de espaço.”
 (Foto: Marcelo Magnani/Casa e Jardim)

Espelho e estampa

Com apenas 14 m², o quarto do casal parece ter o dobro do tamanho graças à estampa geométrica do papel de parede. O arquiteto Mauricio Arruda abre o jogo: “O desenho colorido, com fundo claro, parece um elemento vazado. Isso engana os olhos”. Some a isso o guarda-roupa espelhado e eis um dormitório muito maior.

Veja também: Apartamento de 19 m² tem espaço para receber até quatro amigos


 (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)









O poder do preto
No andar de baixo de seu duplex, o arquiteto Mauricio Karam tem 32 m², onde ficam a sala, a cozinha e a área de serviço. O profissional aplicou truques discretos para ganhar espaço. Além de trocar a escada caracol por outra mais estreita, ele pintou uma parede de preto. De frente para o sofá, ela camufla a TV. Mais do que isso, a cor dá sensação de profundidade em relação ao resto do apartamento, em tons de cinza.
 (Foto: Marcelo Magnani/Casa e Jardim)
A claridade do branco
O apartamento de 42 m² parece muito maior depois da derrubada de todas as paredes possíveis. Para reforçar a unidade dos ambientes, os pisos foram substituídos por granilite branco. “Com a base clara, o apartamento ganhou amplitude, leveza e luminosidade”, explica o designer de interiores Gabriel Valdivieso. Outro truque do projeto é o móvel espelhado. Além de duplicar visualmente a área, guarda de tudo: da cafeteira à tábua de passar.
 (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)

Dupla clássica
Para a arquiteta e designer gráficaCarine Canavesi, o importante é deixar no hall do elevador uma expectativa do que as visitas encontrarão dentro de seu apartamento. A parede foi revestida com peças criadas pela própria moradora. Ela escolheu a estampa em preto e branco para ampliar o espaço, que tem 4 m².

Veja também: Paredes pintadas: 5 dicas sobre as cores ideais para cada ambiente

 (Foto: Lufe Gomes/Casa e Jardim)



Dois jeitos de usar listras
Quando verticais, elas dão a impressão de ambientes mais altos; quando horizontais, mais largos. As listras podem resultar em poderosas ilusões de ótica, caso sua casa tenha pé-direito baixo demais ou paredes estreitas. À esq., desenho irregular colorido feito pela artista plástica Iva Pinheiro. À dir., armário com listras grossas na casa da arquiteta Letícia Arcangeli.
 
Fonte: Revista Casa e jardim