segunda-feira, 13 de maio de 2013

Mogi das Cruzes

(Portal da Cidade, acesso pela Mogi Dutra)

Nossa cidade está localizada na região metropolitana  da capital paulista. Sua população em 2010 segundo o Censo demográfico era de 387.779 habitantes, sendo considerado o maior e mais desenvolvido município da Região do Alto Tietê. 



(AV. João XXIII, acesso do bairro César de Souza p/ o centro da cidade)

Mogi das Cruzes situa-se a uma altitude média de 780 metros. Seu ponto mais alto é o pico do Urubu com 1160 metros, localizado na serra do Itapety.

(Voo livre praticado no Pico do Urubu, vista cidade)

O município é cortado por duas serras: a Serra do Mar e a Serra do Itapety e ainda pelo Rio Tietê. Em seu território se encontram duas represas que fazem parte do Sistema Produtor do Alto Tietê, os reservatórios de Taiaçupeba e do rio Jundiaí.

( Pico do Urubu, vista p/ Serra do Itapety)




O clima do município, como em toda a Região Metropolitana de São Paulo, é o subtropical. O verão é pouco quente e chuvoso; o inverno, ameno e subseco. A média de temperatura anual gira em torno dos 20°C, sendo o mês mais frio julho (média de 15°C) e o mais quente fevereiro (média de 27°C).

(Represa de Taiaçupeba)

Sobre a educação, a cidade conta com duas universidades de grande porte, a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e a Universidade Braz Cubas (UBC), e a faculdade Clube Náutico Mogiano e, uma unidade de educação a distância da  UNOPAR. Em relação ao ensino técnico, a cidade abriga diversas escolas técnicas particulares e a ETEC Presidente Vargas, vinculada ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.




Mogi das Cruzes tem uma economia muito diversificada. Possui uma agricultura muito forte: é o maior polo produtor de hortaliças, cogumelos, caqui, orquídeas e nêsperas do Brasil. Por outro lado é uma cidade que vive uma expansão industrial forte, com 891 indústrias, entre elas a General Motors (GM), a Valtra, controlada pela AGCO Corporation, que é a maior fabricante de tratores agrícolas do Brasil, a Imerys do Brasil e a Gerdau. O setor industrial emprega 20 mil pessoas. No setor de serviços, há 21 mil pessoas empregadas e duas das maiores empresas de telemarketing do País, a TIVIT e a Contractor, que empregam mais de 5 mil pessoas. No comércio há 7.200 estabelecimentos comerciais e 17 mil pessoas empregadas.

 A cidade ainda conta com um grande patricmônio histórico, casarões localizados no centro da cidade, grandes festa típicas e parques ecológicos.




Leia Também :

Conheça o Damebe Omni Residence


Lançamentos Imobiliários