No trabalho, o interessante é ter desafios, para que se possa exercitar o pensamento lógico e a criatividade. Essa regra se aplica a todos os campos, inclusive à arquitetura. São os terrenos difíceis que dão aos arquitetos a oportunidade de repensar as moradias, alterando mesmo seus princípios mais básicos. É isso que se vê neste projeto, no qual o carro ocupa o ponto mais nobre da casa: a cobertura.
LEIA MAIS
Localizado em uma colina, em Los Angeles, o terreno tem intensa inclinação. Foi isso que levou os arquitetos a inverter a ordem dos pavimentos, jogando o lar para baixo e o estacionamento no alto. "Essa solução é benéfica, pois mantém a casa e a garagem unidas, em uma só construção, eliminando a necessidade de criar novas fundações para uma garagem independente", explica um dos autores do projeto, do estúdio Anonymous Architects.
A residência, em si, resolve-se em um pavimento. Na cobertura, apenas o estacionamento,clarabóias e o acesso à morada. Uma ponte de concreto liga a cobertura à rua, proporcionando uma entrada para carros e pedestres. "A inversão que promovemos – levar o típico piso térreo para cima do telhado – faz com que o simples ato de chegar em casa seja surpreendente", acrescentou.
Sustentada por largas colunas de concreto, a casa mal toca o terreno irregular do lote. Em sua fachada mais distante da terra há uma varanda recuada que oferece vista para as montanhas de San Gabriel. Internamente, a cozinha fica no centro da planta. Adjacente a esse ambiente está a sala de estar de plano aberto. Três quartos e dois banheiros estão posicionados do outro lado da casa.